Muito se fala sobre escutar. Escutar… Escutar… Vivemos a época em que escutar alguém é considerado por muitas pessoas uma característica diferenciada. E eu concordo. Afinal, quem escuta, além de conquistar a empatia do outro, consegue antecipar-se na resolução de problemas e enxergar novas oportunidades.
Em muitas situações, estamos presentes fisicamente ao lado de uma pessoa, parecemos estar atento ao que ela fala, mas nossos pensamentos estão distantes. Basta apenas uma demanda do tipo: “o que você acha?” e percebemos que não ouvimos quase nada ou nada do que foi dito. Em alguns casos, nos dispersamos pelas mídias sociais: sobretudo quando estamos com “o famoso” celular em mãos. Em outros, é apenas uma distração ou até mesmo falta de interesse pelo assunto ou pelo compartilhamento do outro.
Escutar parece um ato mecânico e repetitivo. Mas a psicóloga Amanda Rodrigues, no canal no YouTube de nome Escola da Inteligência explica que escutar “requer treino, prática e principalmente disponibilidade”, https://www.youtube.com/watch?v=lQN4sPTTazk. O que é diferente de ouvir, em que a maior parte das pessoas já nascem com esta habilidade.
Treinar a nossa escuta, nos impele a ouvir assuntos em que podemos ter opiniões completamente diferentes e às vezes, ficarmos indignados “em como a outra pessoa pode pensar assim sobre tal assunto”. Após uma boa escuta, podemos repensar sobre tal assunto e até mesmo mudar nossa opinião sobre um tema. Ou, termos mais argumentos para compreender porque defendemos uma postura em relação a tal assunto. E, também ajudar o outro a repensar o que ele acredita ser a verdade. Uma conversa é uma via de mão de dupla, quando todos os interlocutores escutam.
E se eu lhe questionar: você sabe escutar?, qual seria a sua resposta? Você consegue prestar atenção no que o outro fala, sem o apressar para encerrar logo o assunto? Ou, sem repetir várias vezes a mesma pergunta, por não ter escutado o que ele lhe falou? Como você se avalia neste assunto? E que tal melhorar esta habilidade praticando um pouco a cada nova conversa? Eu me dispus a melhorar minha escuta. Acredito que irei colher bons frutos com esta ação. Eu voltarei neste assunto para compartilhar com vocês.
