A prática de atividade física é muito importante para o nosso corpo. Cada pessoa, é claro, irá fazer os exercícios de acordo com os seus objetivos e limites. No primeiro trimestre da minha gravidez, eu parei de fazer academia – como relatei anteriormente – mas meu corpo sentia falta de exercitar. A minha primeira opção era a caminhada. Uma atividade simples e super recomendada pelos médicos durante toda a gestação. Mas, como aqui no Canadá está no inverno, caminhar com temperaturas abaixo de 0º e com neve, era impossível. Sendo assim, optei por fazer algo em que eu pudesse exercitar em casa e sozinha. Fiz algumas pesquisas na internet e decidir fazer yoga, com foco em gestantes.
Assistir alguns vídeos no YouTube e encontrei no profissional Vinícius Della Líbera, do canal Longevidade.yoga a paz e confiança em que eu precisava para começar. Ele fala com leveza e tanta tranquilidade que me senti segura para começar. Preparei o colchão, vídeo na TV e comecei. O vídeo é curto: somente 23 minutos! Eu estava confiante que faria com maestria. Porém, o resultado… A sensação de que o vídeo durou mais de uma hora. Meu corpo realmente estava muito cansado e além disto, eu não estava me alimentando muito bem nesta fase, talvez faltasse um pouco energia. Contudo, não desistir e fiz até o último exercício.
Foi difícil este primeiro dia. Senti-me muito cansada. É incrível com o nosso corpo muda rapidamente. Um mês antes, eu fazia no mínimo de 50 minutos de treino na academia e não ficava tão cansada como eu fiquei com estes 23 minutos de yoga. Após terminar os exercícios, descansei e vida que segue. Eu sabia que era uma atividade importante para mim e para o meu bebê, portanto, não desistir. Defini que faria mais vezes, diário, se meu corpo conseguisse. Se ele não quisesse, tudo bem, era apenas respeitar. Sendo assim, eu continuei. Investi em um tapete de yoga, pois me daria mais estabilidade no chão e a atividade tornou-se até mais prazerosa.
Vale ressaltar, que depois que retornei para a academia, eu não esqueci da yoga. Simplesmente passei a intercalar: cada dia uma atividade física. As duas atividades estão me trazendo ótimos resultados, tais como mais energia e disposição.
Nota sobre sobre yoga para gestantes
No canal do YouTube do Vinícius ele criou uma playlist exclusiva de yoga gestantes. Nela há exercícios para várias partes do corpo de forma individual. Eu comecei por uma rotina que pode ser feita em todos os períodos da gestação: https://www.youtube.com/watch?v=dxRFsOlkfcE&t=14s e só tenho a agradecer. Foi essencial para eu poder me sentir um pouco melhor, principalmente no primeiro trimestre da gravidez.
Compartilho aqui o link da playlist. Se você está grávida, pode aproveitar para relaxar e se conectar ainda mais com esta fase maravilhosa que é poder gerar uma vida: http://youtube.com/watch?v=dxRFsOlkfcE&list=PLwste1GfsRnvSe-L1jk10a7FC2mcydOzu.
Quer conferir como está sendo minha jornada de maternidade?
Toda a trajetória da minha nova fase de vida com a maternidade, começa neste primeiro post. Quer conferir como está sendo esta jornada? Então é só clicar neste link: A decisão de ter um filho – Conversas e Palavras
